quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Demodiciose canina – aspectos etiológicos e terapêutica. Revisão de literatura.


Aos caros leitores, os autores desta revisão de literatura abordaram os tópicos: Agente etiológico, Demodiciose localizada, Demodiciose generalizada, Epidemiologia, Imunopatogenia, Diagnóstico, Tratamento, Antibioticoterapia e Controle. Decidi transcrever apenas a parte de tratamento. Quem desejar ler algum dos tópicos citados acima, favor informar. Obrigado!


AMITRAZ

A diluição deve ser aplicada sobre o animal com ajuda de uma esponja, deve-se remover a camada pilosa de cães de pelagem longa e semi-longa, para permitir um melhor contato com a solução acaricida com a pele e uma melhor penetração nos folículos pilosos.

Os cães devem ser lavados com xampu anti-séptico, antes do banho com amitraz, afim de remover os debris de superfície e permitir a drenagem dos folículos pilosos e penetração do acaricida; a solução para o banho dever ser usada imediatamente após o preparo, pois ela é rapidamente alterada por oxidação e ação dos raios ultravioletas. Os cães devem ser secados ao ar, não devendo ser enxaguados após os banhos.

As pododermatites demodécicas são particularmente resistentes aos tratamentos clássicos. O amitraz pode então ser misturado ao propilenoglicol ou óleo mineral (1 para 30) e aplicado sobre os pés a cada dois dias. O mesmo tratamento pode ser utilizado para os casos de otodemodiciose.

Mesmo quando tratados com as concentrações recomendadas, cadelas gestantes, filhotes com menos de quatro meses de idade, cães geriátricos, raças miniaturas e cães debilitados são propensos a desenvolver reações adversas.

O amitraz é contra-indicado para cães diabéticos por gerar um efeito hiperglicêmico, e não deve ser utilizado sobre extensas superfícies erodidas e ulceradas.

Os efeitos secundários mais frequentemente atribuídos ao uso do amitraz são sonolência, letargia, anorexia, prurido e hipotermia, observados em cerda de 30% dos casos nas 12 à 36 horas seguintes ao tratamento.
Irritações cutâneas caracterizadas por prurido e eritema podem ser observadas no Dobermann e Sharpei, após a utilização do amitraz.  
   
Os cães com sinais de toxicidade por amitraz podem ser tratados com antagonistas α2 adrenérgicos como a ioimbina (0,1mg/kg, IV, IM) ou atipamezole (0,1 a 0,2mg/kg, IV, IM).

IVERMECTINA

No tratamento da demodiciose generalizada, a dose diária utilizada é de 300 a 600µg/kg via oral. Essa dose se mostra efetiva no combate à demodiciose generalizada, entretanto é preciso cautela, pois a ivermectina é potencialmente tóxica e não possui autorização oficial para essa indicação, sendo seu uso de total responsabilidade do clínico que a prescrever.

Os principais sinais de intoxicação incluem ataxia, tremores, desorientação, hiperestesia, hiperreflexia, hipersalivação, midríase, depressão, cegueira, coma e morte do animal. Em algumas raças de cães, como o Collie, Pastor Alemão, Pastor de Shetland, Pastor Australiano, Setters, Old English Sheepdog e seus cruzamentos, o fármaco é contra-indicado.

A reversibilidade da ação da ivermectina, que pode ser estendida para as outras lactonas macrocíclicas, pode ser obtida quando da interrupção precoce do tratamento em casos de intoxicação leve. Nos casos em que os efeitos colaterais estão associados a doses mais elevadas, a terapia de suporte deve ser adotada e a administração periódica de fisiostigmina (1,0 a 2,0mg/kg IV) mostrou induzir uma reversão acentuada porém transitória dos sinais clínicos.

MILBEMICINA OXIMA

A dosagem utilizada no tratamento da demodiciose generalizada é de 0,5 a 2,0mg/kg/dia, por via oral.

Devido ser extremamente lipofílica, ela se acumula nos tecidos adiposos, de onde é liberada progressivamente, e é aconselhado administrá-la durante as refeições, aumentando a sua biodisponibilidade.

É a avermectina mais segura para cães, com DL50 superior a 200mg/kg e pode ser empregada nas raças sensíveis à ivermectina.

MOXIDECTINA

Sua utilização no tratamento demodiciose generalizada não é autorizada, sendo de responsabilidade do clínico que a prescreve.

A dose diária recomendada é de 400µg/kg via oral, por um período médio de cinco meses.

A moxidectina é mais lipofílica que a ivermectina, neste caso ela deve ser utilizada com precaução em animais debilitados.

Ela apresenta riscos tóxicos muito baixos, mas efeitos colaterais tais como ataxia e letargia, podem ser observados.

DORAMECTINA

A formulação injetável à 1%, a base de óleo de sésamo, é recomendada na dose de 600µg/kg por via subcutânea, uma vez por semana durante 5 a 23 semanas (média de 13 semanas). Nenhum cão tratado demonstrou sinais de intoxicação.

Outros estudos são necessários paa determinar a dose ideal, o intervalo adequado entre duas administrações e para confirmar os bons resultados obtidos.



Demodiciose canina – aspectos etiológicos e terapêutica. Revisão de literatura.

Leandro Ferreira Bezerra – Médico Veterinário; Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, PB.

Almir Pereira de Souza – Médico Veterinário, Professor, Doutor, Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, PB; Av. Universitária, s/n. Bairro: Santa Cecília. Patos-PB. CEP: 58.708-110. E-mail: Almir@cstr.ufcg.edu.br ; Telefone: (83) 3423-9523.

Márcia Almeida de Melo – Médica Veterinária, Professora, Doutora, Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, PB.

Layse de Lucena Wanderlei – Acadêmica de medicina veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, PB.

Amanda Chagas da Silva – Acadêmica de medicina veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, PB.

Medvep – Revista Científica de Medicina Veterinária – Pequenos Animais e Animais de Estimação; 2011; 9(29); 219-227.


5 comentários:

  1. Gostaria de ter acesso ao artigo todo, tem como você mandar pra mim? Obrigado. Damiana

    ResponderExcluir
  2. Me confirme a dose da ivermectina.
    Ivermectina injetável 0,05ml/kg por via oral SID?
    E durante quanto quanto tempo?

    ResponderExcluir
  3. ivermectina citada é a 1%

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a ivermectina que os autores da revisão de literatura citam, seja a apresentada na forma de comprimidos como o Mectimax 3mg da Agener ou a ivermectina humana de 6mg. A dose é 300ug/kg a 600ug/kg, ou seja, 0,3 a 0,6mg/kg SID por 10 a 18 semanas. O que dirá o exato tempo do tratamento é o raspado de pele negativo, que pode ser feito mensalmente. Já tive bons resultados com a ivermectina injetável a 1%, mas a administrava subcutânea, semanalmente, 0,04ml/kg.

    ResponderExcluir
  5. Moxidectina é a única que realmente funciona em 100% dos casos de demodécica.E as reações ao medicamento são raras.

    ResponderExcluir