quarta-feira, 20 de abril de 2011

SÍNDROME DA CAUDA FLÁCIDA EM LABRADOR RETRIEVER.

A condição referida como síndrome da cauda flácida é bem conhecida por pessoas que trabalham com cães de caça, principalmente do grupo Pointer e Labrador Retriever.

O caso típico consiste de um cão adulto saudável que subitamente desenvolve flacidez de cauda e dor à palpação da área situada a 8-10cm à inserção da mesma.

Os cães afetados da raça Pointer geralmente apresentam histórico de transporte prolongado em gaiolas, trabalho extenuante no dia anterior ou exposição ao frio ou umidade.

A condição desaparece em poucos dias (3 a 10 dias), com ou sem a administração de antiinflamatórios e menos da metade dos animais acometidos apresentam reincidência do problema.

Não se sabe ao certo a etiologia desta afecção, supondo-se que decorra de tendinite ou miosite de músculos da região sacro-coccígea.

CASO:  Um cão macho da raça labrador retriever, não castrado, de quatro anos de idade apresentou flacidez súbita da cauda, com dor à manipulação da mesma, dor ao sentar e apatia.  Foi realizada avaliação radiográfica em busca de evidências de síndrome da cauda equina, fratura ou luxação lombo-sacra ou sacra-coccígea, porém não houve alterações que denotassem quaisquer das alterações anteriores. Da mesma forma, o exame neurológico mostrou-se normal.

O animal foi submetido a hemograma, urinálise, espermograma e ultrasonografia abdominal em busca de alterações prostáticas, mas nenhuma alteração consistente foi encontrada.

No dia seguinte, durante nova anamnese, o proprietário recordou-se que o cão havia sido banhado com água fria no dia anterior e que já havia apresentado quadro bem semelhante , porém menos intenso, dois anos antes, também após o banho frio.

O animal foi medicado com antiinflamatório não esteroidal e o proprietário foi instruído a observá-lo. Foi obtida melhora completa do quadro após a primeira e única dose da medicação.

Os mesmos autores sugerem que diagnósticos incorretos como fraturas, enfermidade da medula espinhal ou de glândulas adanais e até mesmo doenças prostáticas são frequentes.

Faz-se relevante a divulgação deste caso para que a síndrome da cauda flácida se torne mais conhecida no Brasil e possa ser incluída como diagnóstico diferencial, em quadros de dor na base da cauda e flacidez da mesma, especialmente em cães com aptidão para a caça.

Ciência Rural, v36, n.1, jan-fev 2006.
Bem pessoal, esse foi o primeiro artigo. Em regra, haverá um novo a cada semana, então se liguem todas as quartas feiras.

Acho que agora que a caudectomia (corte dos rabinhos dos filhotes) não é mais recomendada, pode ser que apareçam novas raças predispostas ao problema...vai saber...

10 comentários:

  1. Rafaaaaa!!!! Adorei o blog!!!
    Parabéns!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ocorreu uma situação aparentemente semelhante à minha labradora retriever. Ontem fizemos uma corrida exaustiva, e depois um banho frio. passado 5 horas mais ou menos começamos a notar que a ela está a pedir atenção e a sentir-se incomodada. Não encontrando posição para dormir. Reparei um dia depois que a dor vem da cauda, quando mexemos nela. A labradora apresenta-se no geral sem muita energia.

    Com a descrição que fazem neste texto, aparenta ser este tipo de infecção.

    Muito obrigada pela ajuda!!

    Eduarda (Portugal).

    ResponderExcluir
  3. Nossa Eduarda, que coincidência. Bom que as informações ajudaram com a sua "filha" :). Ela melhorou sozinha? Aplicou algum AINES?? Hemograma? Tive uma ótima palestra sobre emergências com o Dr. Nuno Paixão, de Portugal também. Achou o blog pela comvet ou univet??? Obrigado pela participação, semanalmente colocarei artigos novos aqui. Vamos nos falando.
    Att,
    Rafael Silva de Souza
    CRMV/DF/1651.

    ResponderExcluir
  4. Ih, pensei que era médica veterinária :). Entrei no seu blog e vi que vc trabalha com design, bacana. Se tiver alguma sugestão para o blog, é só comunicar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael!
    Muito simpático ter respondido. Não de facto não sou médica veterinária :)
    A nossa "filha" está ainda com este problema. Ela ganhou energia, já não está murcha como ontem, mas a cauda está flácida na mesma e um pouco inchada na curva em cima.
    Tenho AINES comigo de 600 mg, qual a dosagem que devo administrar?

    Quanto ao blog, nunca explorei muito o blogspot, mas penso que dá para atribuir "tags" (assuntos) a cada notícia, e esta cria automaticamente um link na lateral, juntando todos os assuntos num link só, em vez de apenas arquivo.
    Fiz outro blog em wordpress (não é pessoal), aí poderia ajuda-lo melhor pois já o explorei bastante!

    Penso que essa parte poderia ser útil para si, pois era mais fácil para os navegantes encontrarem assuntos.

    Cumprimentos.
    Eduarda

    ResponderExcluir
  6. Bem Eduarda, não conheço anti inflamatório de 600mg. Isso pode ser um antibiótico. Vc terá que levá-la ao veterinário e assim saber a dosagem certa para o peso dela. Até por que se o problema não sanar com a medicação para a dor, vc já terá um profissional a par do histórico dela. Tome cuidado com os AINES, alguns causam gastrite severa com vários vômitos. Procure um veterinário na sua região para melhores orientações.
    Atenciosamente,
    Rafael Silva de Souza
    CRMV/DF/1651.

    ResponderExcluir
  7. Sim, tem toda a razão, desde ontem que temos tentado contactar o veterinário dela mas não está a atender. Ele faz trabalho ao domicílio. Gostamos muito dele e não queremos trocar para outro precisamente por causa do histórico.

    Muito obrigada mais uma vez pelas dicas e alertas.
    Vou continuar a tentar fazer telefonema, se não pelo que fala é melhor seguir para outro médico.

    Cumprimentos e continuação de boas dicas veterinárias!

    Eduarda

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE RAFAEL,
    SOU ESTUDANTE DE VETERINÁRIA, TENHO UMA BULL TERRIER DE 1 ANO QUE TAMBÉM APRESENTA OS MESMOS SINAIS CLINICOS, EXTREMAMENTE SENSIVEL A PALPAÇÃO NAS PRIMEIRAS VÉRTEBRAS COCCIGEAS. A DOR GERALMENTE APARECE REPENTINAMENTE QUANDO O CLIMA ESTÁ FRIO OU CHUVOSO. TENHO TRATADO ELA NESTAS FASES AGUDAS COM NIMESULIDA COMPRIMIDOS E TENHO OBTIDO BONS RESULTADOS SENDO QUE OS SINTOMAS E DESPARECEM ENTRE 1 OU 2 DIAS.
    ESPERO TER CONTRIBUIDO COM ALGUMA INFORMAÇÃO.
    CONTATO: roney.spirandelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, tenho um labrador fêmea de 3 anos e apareceu um inchaço no término do dorço/início da calda e observei a calda arrriada. Chamei ela pra poder ver e quando tocava, nítidamente ela sentia dor. Aguém sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Meu labrador apresentou isso, ele vai melhorar sozinho ? Preciso dar algum remedio ? Oq causa essa síndrome?

    ResponderExcluir