terça-feira, 26 de abril de 2011

SÍNDROME BRAQUICEFÁLICA - ESTENOSE DE NARINAS EM CÃES.

O termo Síndrome Braquicefálica se refere a uma combinação de estenose das narinas, alongamento de palato mole e eversão de sáculos laringeanos.
As raças mais afetadas são: Buldog Inglês, Boston Terriers, Pequinês, Pug, Shih Tzus, Boxer, Lhasa Apso, Mastif.
Foi verificada a prevalência de anomalias ou malformações anatômicas nos cães clinicamente afetados com a síndrome braquicefálica sendo que a estenose das narinas ocorre em aproximadamente 50% dos casos.

RELATO DE CASO:

Foi atendido, em uma clínica particular, um canino, macho, da raça Shih Tzu, de três meses de idade que apresentava dificuldade respiratória com ruídos noturnos, dispnéia, dificuldade inspiratória e cavidade oral sempre aberta. Ao exame clínico observou-se uma diminuição da abertura das narinas,  sem prolongamento do palato mole (diagnóstico confirmado no ato anestésico – intubação) e com uma dificuldade inspiratória e expiratória severa (animal sempre cansado).
O paciente foi submetido à anestesia e posicionado em decúbito esternal, a tricotomia foi feita seguida da antissepsia. Foi retirado um segmento em cunha da asa de cada narina, sendo feita a sutura com pontos isolados simples utilizando poligalactina 910 (vicryl 4-0).
Após o ato cirúrgico o animal permaneceu intubado até sua total recuperação. Após a extubação, foi possível observar a melhora, principalmente do quadro inspiratório da respiração do filhote. Houve pouco sangramento e o animal recebeu alta com a indicação do uso por no mínimo sete dias do colar elizabetano.
Transcorrido este período foi visto que houve a queda natural da sutura com total cicatrização local.
Após dois meses o animal retornou com total recuperação e abertura normal das narinas, não sendo mais relatado pelo proprietário dificuldades respiratórias ou a presença de ruídos noturnos.
Conforme a literatura, pacientes com obstrução de via aérea superior geralmente apresentam respiração difícil, ruidosa e respiração pela boca, sendo exatamente o observado no caso. Animais com orifícios nasais estenosados, durante a inspiração, apresentam deslocamento medial da asa da narina, colapsando e fechando o espaço aéreo. No animal em questão pode ser observado que a obstrução foi parcial sendo possível verificar a respiração nasal dificultada.
O tratamento da síndrome braquicefálica visa desobstrução das vias aéreas superiores através da correção cirúrgica das anormalidades anatômicas existentes. No caso descrito a técnica cirúrgica utilizada foi a de ressecção em cunha nasal onde é feita uma excisão em cunha estendendo-se a partir da asa da narina caudalmente para incluir parte da cartilagem alar, sendo essa a técnica de eleição. A base da cunha deve incluir um terço a metade da borda livre da narina.

Acta Scientiae Veterinariae. 38(1): 69-72, 2010.
















49 comentários:

  1. Dr. tenho um shtizu de quase 03 meses que foi tratado desde o 2º da que chegou do canil como se fosse por gripe canina.
    Mas mesmo com o passar dos dias e com a finalização do tratamento, ainda percebo que ele sempre funga, tanto brincando como dormindo.
    Percebi pelas fotos que a narina do meu cãozinho tbm é muito estreita.
    Por isso pergunto: somente a cirurgia melhora a respiração dele?
    Estou super preocupada. Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite. Ketlen, o paciente do relato de caso acima foi submetido à cirurgia pelo fato de respirar pela boca e apresentar cansaço facilmente. No caso, ele apresentava somente o orifício nasal parcialmente obstruído, sem o prolongamento de palato (é como se o céu da boca fosse comprido e atrapalha a respiração). Se o seu filhote apresenta essas queixas de cansaço, respirar pela boca mesmo quando fica quietinho, é de grande valia procurar um médico veterinário de sua confiança para avaliar o caso. Outra coisa que acontece também nessas raças pequenas é o colapso de traquéia, que também pode causar uma respiração diferente. Para avaliar se há ou não colapso, somente com radiografia da garganta dele. Ok?? Ah, o tratamento da estenose das narinas é apenas cirúrgico, não existe ou pelo menos não conheço uma medicação que as dilate permanentemente. Vamos nos falando. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Rafael:
    O levei á consulta de retorno ao vet, que me indicou um descongestionante em gotas para o meu shitzu, por mais 05 dias e inalação caso eu o veja mais ofegante.
    Na realidade, como ele já tomou medicamentos por 10 dias (Decadron e Fluimucil), fiquei receosa em dar novamente outros medicamentos.
    No momento, faço apenas a inalação quando acho necessário, pois ele só consegue dormir com a cabecinha mais elevada com um travesseiro.
    Mas faço a inalação com receio, pois muitas pessoas desconhecem essa solicitação em cães.
    Neste próximo sábado irei levá-lo a outro consultório para verificação, aliás, consultório indicado pela criadora onde o comprei.
    Ele come bem, brinca, mas, vive fungando, tossindo e com o nariz escorrendo.
    Estou muito apreensiva e com medo de perdê-lo, mas infelizmente, só poderei retornar a outro vet, neste final de semana.
    Já o amo demais, tanto eu como minha família e por isso, queremos curá-lo dessa dispnéia.
    A vet que o tratei me disse que ele pode ter uma má formação, ou na fase ou nos pulmões, mas isso saberei somente nesta próxima consulta.
    Você teria algum Dr. de confiança para me indicar aqui em SP?
    Resido na cidade de Cotia.

    Obrigada.
    Ketlen.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ketlen, como está a situação das vacinas dele?? Aliás qual é o nome do seu "filho"? Pergunto isso porque o decadron dependendo da dosagem e do tempo que foi utilizado, pode atrapalhar uma boa resposta das vacinas. Ele já tomou qtas doses de vacina óctupla (pode ser déctupla também)? Foram feitas por médico veterinário? Tem a assinatura e carimbo de registro dele (a) ao lado dos selos das vacinas na carteirinha do paciente? Entrei em contato com colegas de SP para ver se alguém me responde se trabalha em Cotia ou arredores. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Rafael:

    Obrigada por tentar me ajudar.
    O meu "filho" tem dois meses e dezoito dias, ele se chama Zeus já tomou a primeira dose da V8 e na carteirinha está assinado e carimbado com o nome da médica veterinária.
    Aliás terá que tomar a próxima dose no dia 09.07.2011.
    Ele tomou o decadron por 10 dias.
    Estes medicamento fazem algum mal á ele?
    Digo tbm ao rim ou fígado?
    Fico muito apreensiva, pois vejo que não melhorou e agora está a cada dia com o narizinho mais entupido e com tosse.
    Acredito que irei levá-lo a um veterinário conhecido por uma colega para ver o que ele me fala á respeito, pois não estou aguentando vê-lo doente assim.
    A noite, todos os dias, faço inalação em meu pequeno e até o momento, não vejo melhoras em seu estado.
    Ele está brincando, ativo, mas percebo ele mais magro e comendo menos.
    Estou muito triste, nervosa e sem saber exatamente o que fazer.
    Se tiver algum Dr. que possa atender por essa região, ficaria agradecida.
    Ele está muito magrinho, pesa 1.100kg e eu até acho que emagreceu.
    Ele come ração mini bits Royal Canin Jr. indoor.
    Mas agora, não quer nem saber da ração.
    O que eu poderia dar?
    Algum palpite?
    Obrigada pela força.
    Ketlen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou veterinária, mas minha Pinsher ficou nesta situação quase um ano e nada combatia . Deu no exame , um tal de stafilococos no exame nasal . Tomou muitas injeções e nada , tudo que vcs possam imaginar os veterinários passaram . Teve um exame que acusou doença das fezes do pombo. So sei que sofri junto com ela e dinheiro p tudo . Alimentação não podia ser ração, pois fraca e leva a anemia . Pois fim , desesperada 😭 resolvi dar claritin D e Deus curou minha bebe de 4 patinhas . Sofreu demais . Graças a Rus ficou curada depois de tantas furadas e tomadas de remédios fortissimos .

      Excluir
    2. Oi,estou com esse probleminha com minha BB shi-tzu,ela já foi medicada por 10 dias e continuou,fez hemograma e tmbm exame dá cinomose que graças a Deus deu negativo,e a veterinária dela não sabe me dizer o que pode ser só q estou preocupada pq ela fez a 1 vacina e com o antibiótico q ela tomou tem q repetir e ela não está ótima pra fazer a vacina ainda estou ficando apavorada.alguem pra me ajudar???

      Excluir
  6. Ketlen, boa tarde. O decadron é um corticóide e essa classe de medicamento tem várias indicações na medicina veterinária. Desde a controlar alergias à ser usada em quimioterapia contra o câncer. Agora o seu uso INDISCRIMINADO pode levar a problemas tanto renais como hepáticos e até endócrinos. O Zeus já apresentava algum sinal na época da primeira dose? Ele já estava com vc quando foi vacinado? O veterinário pediu algum exame complementar como hemograma? O Zeus está febril? Ketlen, uma doença que acontece em filhotes de cães que estão em fase inicial de vacinação e que tem uma fase respiratória, é a cinomose. O que me preocupa é que o relato de síndrome braquicefálica (estenose das narinas) que postei no blog, não cursa com perda do apetite nem tosse. A doença a que me referi, cinomose, possui 4 fases e não é necessário que o paciente passe pelas 4. Tem a fase cutânea com a formação de pústulas (como se fossem carocinhos, espinhas na pele), tem a fase respiratória (tosse, pneumonia), a fase digestória (diarréia escura, vômitos) e a fase neurológica (convulsão, tiques nervosos, formação de muita remela...). Outra coisa. Filhotes e cães idosos tem dificuldade em manter a glicemia (taxa de açucar no sangue) normal sem que estejam comendo bem. O filhote por ser imaturo e o idoso pela insuficiência hepática consequente da velhice. Como o focinho dele está congestionado, vc pode comprar em petshop ou supermercados, aquelas latinhas de carne da pedigree, sabor e vida, alpo...Elas provocam mais o olfato. Sugira ao medvet responsável pelo caso do Zeus, a realização de exames de sangue, verifique a temperatura, linfonodos, ausculte coração, pulmão...serviço completo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Rafael:

    Levei em outro veterinário o meu cachorro, este com indicação de uma amiga e lá ele fez exame de raio x, hemograma e fezes.
    No raio x não constou nada no pulmão, no hemograma, talvez, um possível problema com vermes e no de fezes, ainda vou ver o resultado para poder ter certeza.
    Mas, no geral, o médico percebeu que o narizinho do meu cão, tem os buraquinhos bem estreitos e isso dificulta sua respiração (estenose nasal).
    Ele me pediu para esperar um pouco, para ver se esse problema é minimizado com o crescimento do meu cão ou até ele ficar mais forte (passou uma vitamina) e tomar todas as vacinações para vermos se necessitará de intervenção cirúrgica.
    Sobre a falta de apetite, pelo o que o médico me explicou, ele está neste estado devido os medicamentos ou devido o verme, caso ele tenha.
    Pelo o que ele me disse, o Decadron ataca o estômago tbm.
    Em geral, ele não tem nada no pulmão, nem problemas no coração.
    Tem a temperatura normal.
    Por enquanto aguardarei o resultado do exame de fezes.
    Mas já estou vendo melhoras em seu estado, mesmo fungando, com um pouco de falta de ar, ele está mais animadinho.
    Vamos ver...
    Obrigada pela ajuda.
    Caso ele opere, aviso o Sr.

    ResponderExcluir
  9. Ah que ótimas notícias para um fim de semana. Fico contente que o profissional esteja investigando tudo direitinho. O Zeus é muito novinho para ficar passando por esses apuros. Maravilha que o pulmão está "limpo". Como te disse, a síndrome braquicefálica - estenose das narinas não cursa com perda do apetite, apatia, etc etc. Bom que fez o hemograma e acabou revelando algumas alterações. Estou torcendo aqui em Brasília para que tudo fique normalizado o quanto antes. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Dr. Rafael:

    Hoje meu cão está com 07 meses e foi examinado novamente pelo vet que desconsiderou a cirurgia.
    O buraquinho do nariz dele aumentou e hoje, ele não respira mais fungando é como um cãozinho normal.
    Estou muito feliz e senti que deveria lhe comunicar o caso.
    Obrigada por todo apoio na época.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ketlen, eu que estou distante fiquei muito contente com as notícias, posso imaginar o quanto você está feliz e satisfeita. Costumo dizer que oferecer uma boa ração, vacinas e vermífugos periódicos junto com repelentes de pulgas e carrapatos, já eliminam 90% dos problemas que podem aparecer com eles. Vida longa ao ZEUS! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite doutor Rafael,

    Estou muito preocupado pois minha cahorrinha da mistura de raças poodle e yorkshire está com muito problema para respirar. A Shena tem 9 anos e 5 meses e vem apresentando esse problema ultimamente. Às vezes ela puxa muito ar e não consegue respirar, e quando ela não está em crise faz um ruído com seu focinho constantemente. Daí faço uma nebulização com soro e dou 01 ml de xarope expectorante, não sei se faço certo, segui a recomendação de uma veterinária amiga da família. Preciso urgentemente de sua ajuda, será necessário uma cirurgia? Gostaria de saber quanto é em média o procedimento e se pela sua idade, não daria alguma sequela.
    Obrigado e estou no aguardo de sua resposta.
    Um Abraço,
    Ricardo Martins.

    ResponderExcluir
  13. Dr.boa tarde! tenho um filhote de shitzu com 2 meses,ele vomita tudo que come,ele e muito pequenino m, elação as suas irmas,certa vez eu dei remedinho de verme para ele e foi altomatico saiu a metade pelo nariz dele,ele fica muito cansadinho e constantemente abre a boquinha como se quisesse respirar melhor,por favor me ajude!!!Agradecida...

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr...adquiri um filhote de lhasa apso e após 30 dias da data da compra foi diagnosticado o problema de estenose nasal...o criador teria que me ressarcir o valor que irei gastar na cirurgia bem como dos medicamentos?

    ResponderExcluir
  15. Dr. Rafael, procurando saber mais sobre os problemas de respiração da raça Shit zu, achei os comentários acima. Na verdade estou enfrentando um probleminha com a minha princesa, Eleanor, ela respira pela boca, e o veterinário dela disse ser normal, mas na verdade fico apreensiva, pois ela parece pedir ajuda para respirar... seu irmãozinho, Teodore, não tem este problema. O que posso fazer para ajuda-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom-dia Luciane, você está em qual cidade? Se o colega mencionado não quer examinar a sua princesa, procure outro colega que queira investigar a sua queixa sobre a Eleanor, para confirmar ou descartar problemas.

      Excluir
  16. Oi, tenho uma filhotinha de shih tzu com 32 dias, e a três dias atrás ela começou a espirrar e está com o nariz entupido não consegue respirar, oque eu faço, qual medicamento posso dar pra ela??

    ResponderExcluir
  17. Oi Dr. Meu nome é Joice e tenho um doberman pinscher chamado Bug. O bug hoje amanheceu fungando muito, nao consegue dormir tranquilamente mas sua respiração esta normal. Algumas semanas atrás ele começou com umas crises de espirro e tossindo um pouco. Ele comeu, nao brincou, passeou devagar, late normalmente mas esta caidinho. O que mais me assusta é quando ele começa fungar, fico com medo dele se engasgar. Ele pode estar doente? Pode ser serio?

    ResponderExcluir
  18. Ola Dr. Meu nome é Melyssa, tenho um Shitzu de 7 meses o Tom. Recentemente ele teve uma crise de espirro reverso, a Vet mediu a temperatura dele e estava 38.5, somente passou um medicamento de nome Displasia. So que ele esta com o focinho todo tempo escorrendo e entupido, como realmente estivesse gripado. O que o sr. Me aconselha? Estou muito preocupada!

    ResponderExcluir
  19. Olá!!! Meu nome é Joice! Tenho um pequinês de 2 meses e toda vez que ele toma agua ele se afoga, começa a sair a agua pela boca e ele começa a abrir a boca para respirar, isso dura em torno de 2 minutos.. não sabemos mais o que fazer, todos os veterinários falam que é normal, mas estamos com medo de que seja algo mais sério! Qual sua opinião sobre isso? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá boa noite, comprei um filhote de shih-tzu sábado, ele tem 2 meses e 15 dias, mais desde sábado quando ele chegou, notei que tava saindo secreção incolor do seu focinho, achei que era por conta do calor que está aqui, lembrando que ele tomou a primeira dose de vacina é vermifugaçao na quinta passada, aí ontem ele pela tarde deu uma amolecida ficou deitadinho sem querer brincar, mais até então ele estava se alimentando bem, e bebendo bastante água, hoje ao acordar levantei coloquei a ração dele (premier filhote raças específicas shih-tzu) ele não quis comer, passou o dia respirando pela boca bastante cansado, espirrando e tossindo, a princípio pensei que ele estivesse com ânsia de Vômito, mais após ele repetir demais vezes notei que era tosse, pensei que ele estava mole novamente pela alta temperatura que fez hoje durante o dia, mais esfriou, e nada dele melhorar, os sintomas meio que parece de uma "gripe" fiz uma inalação apenas com soro fisiológico pra ver se ajudava a desobstruir a via nasal dele pra sessar um pouco do cansaço, como ele não se alimentou direito comeu pouco, tirei a água e substitui por água de coco natural, pra não correr o risco dele desidratar, estou com medo já chorei e contatei a menina que me vendeu pra pedir ajuda, a princípio queria que vc falasse se fiz o certo ou se estou errando em alguma coisa? Amanhã levarei ao veterinário pra saber realmenre o que ele tem :'( desde já agradeço a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo queria saber se descobriu o que o seu filhote tem? A minha desde a madrugada está com esses mesmo sintomas, estou muito preocupada...
      Obrigada e aguardo!
      Regiane

      Excluir
  21. Olá Dr. Boa tarde
    Tenho um pinscher de 3 anos e 8 meses que essa noite não me deixou dormir de preocupação. Ele passou a noite fungando o nariz e repuxando a garganta (igual nós humanos fazemos quando vamos puxar catarrro) e fazendo um barulho alto quando ele fungava. To preocupada pq ele está assim até agora mas to sem grana pra levar no veterinário agora. Ja até chorei aqui com medo dele morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa-tarde, se estiver na cidade de São Paulo, existem 2 hospitais veterinários públicos.

      Se na sua cidade possuir faculdade de medicina veterinária, os hospitais das faculdades fazem consultas para público baixa renda.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  22. Olá! gostaria de uma orientação.
    Tenho um poodle de 10 anos, que desde agosto deste ano está doente. Iniciou com uma pneumonia e atualmente, nenhum veterinário sabe identificar seu problema.
    Ele sempre apresentou episódios de nariz entupido, mas conseguia forçar a respiração um pouco mais e voltar ao normal. Desde que adoeceu, não consegui mais ter uma boa respiração e, nos últimos 15 dias respira apenas pela boa. Está exausto, pois não consegue dormir direito, já não tem mais vontade de passear... Felizmente continua se alimentando normalmente.
    Tomou mais de 50 dias de antibióticos, foi ministrado também, inalação, corticóide, antialérgico e aminofilina. Apresentou algumas melhoras, mas nas últimas semanas nada mais faz efeito. Através de raio x se descobriu que ele tem estenose da traquéia, mas não se sabe até que ponto essa estenose está interferindo na sua recuperação. Moramos no RS, e o tempo está oscilando muito. Cada fez que aumenta a temperatura e chove, ele piora bastante. Não sei mais o que fazer, nem a quem procurar. Pesquisei algumas coisas sobre estenose de nariz, mas não sei se isso justificaria essa dificuldade respiratória. Espero que possas me passar alguma orientação. Obrigada! Milena

    ResponderExcluir
  23. Ola minha shitzu de dois meses..
    Dei um banho nela e so sequei ela na toalha.
    Agora ela ta com nariz entupido e escorrendo..
    Ta respirando pela boca..
    E eu pecebo que quando ela dorme q fecha a boca fica tipo se engasgando. Pq o nariz ta entupido.
    E quamdo brinca de mas fica com a respiraçao muito ofegante..
    To preocupada

    ResponderExcluir
  24. Que tipo de recomendacao posso tomar para ajudar meu cao nas crise respiratorias em casa?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, a minha Chiva em fevereiro apresentava uma respiração ofegante,levei ao veterinário, ele pediu um raio X, o laudo foi tecido mole no interior nasal sugerindo pólipo nasal,como estou no interior, o veterinário que não faz esse tipo de cirurgia indicou a UFF-RJ,a 200 km da minha casa,me aconselharamo procurar outro veterinário, procurei, esse pediu uma biopsia do tecido que fechou a narina, o laudo foi infecção crônica, dei 10 dias de antibióticos do primeiro veterinário, depois 10 dias de méticorten de 10 no segundo veterinário 15 dias de meticorten de 5 m 2x ao dia,melhorou pouquinho,quase nada, mas continua grande(obstruida) e com a respiração ofegante, agora passou mais 15 dias de meticorten 5 m 3 X ao dia. A minha dúvida é a seguinte : devo procurar logo um cirurgião, para desobstruir as narinas? Estou com medo de perder a minha bichinha, apesar dela ser SRD, a amo demais. Sandra.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, a minha Chiva em fevereiro apresentava uma respiração ofegante,levei ao veterinário, ele pediu um raio X, o laudo foi tecido mole no interior nasal sugerindo pólipo nasal,como estou no interior, o veterinário que não faz esse tipo de cirurgia indicou a UFF-RJ,a 200 km da minha casa,me aconselharamo procurar outro veterinário, procurei, esse pediu uma biopsia do tecido que fechou a narina, o laudo foi infecção crônica, dei 10 dias de antibióticos do primeiro veterinário, depois 10 dias de méticorten de 10 no segundo veterinário 15 dias de meticorten de 5 m 2x ao dia,melhorou pouquinho,quase nada, mas continua grande(obstruida) e com a respiração ofegante, agora passou mais 15 dias de meticorten 5 m 3 X ao dia. A minha dúvida é a seguinte : devo procurar logo um cirurgião, para desobstruir as narinas? Estou com medo de perder a minha bichinha, apesar dela ser SRD, a amo demais. Sandra.

    ResponderExcluir
  27. olá,gostaria de saber o valor médio da cirurgia de estenose. obrigada

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Dr.
    Me chamo Nazaré. Moro em Manaus. O meu filho é um maltês de 06 anos. Desde o ano passado começou a apresentar uma respiração diferente. Fica de boca aberta e faz um barulho como se fosse de um motor. Gravei o episódio e levei ao médico. Foram feitos vários exames e nada foi identificado. Foi feito inclusive exame cardíaco. Levei em vários médicos e nenhum conseguiu me dar um diagnóstico preciso. Uma médica odontóloga me disse que ele pode ter palato mole, porém, o tratamento é cirúrgico e a recuperação difícil. A respiração dele é difícil. Parece que o nariz está o tempo todo entupido, porém, não sai nenhum tipo de secreção. Já não sei mais o que fazer. Procurando respostas, entrei no site e encontrei esta postagem. Meu filho fica o tempo todo com a língua fora da boca. Ele é tranquilo, se alimenta bem e bebe muita água.Está 02 kgs acima do peso.

    ResponderExcluir
  29. Dr, vou ter que operar minha Shitzu, qual o valor em média de uma cirurgia dessas??

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Dr.! Meu nome é Fernanda Guarnieri e o nome da minha pequena é Jade. Ela é shitzu e esta com 3 meses. Ja tomou 2 vacinas. Nunca tive caozinho dessa raça e estou preoupada ...Ela é super brincalhona e comilona, mas os olhos dela lacrimejam muito e a respiraçao dela é muito preocupante. Ela faz muito barulho para respirar, como se tivesse om o nariz trancado e ronca demais a noite. Quando ela corre, faz um barulho como se tivesse engasgada. Levei na veterinaria e ela indicou vitamina C e disse que é normal a respiraçao assim, ja que essa raçao o nariz é muito pequeno. É isso mesmo Dr.? Agradeço muito pela atençao! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, gente! Dr.Rafael , tenho uma Shihora Tzu e por enquanto só essas constipação nasais mesmo mas o que me fez vir aqui, foi para agradecer seu sua contrinuicao, paciencia e espirito de solidariedade e bom.senso .Médicos como o senhor são raríssimos, daí vivermos tão angustiadas e desconfiadas. Vi mães aqui angustiadas como estou e só em ler os depoimentos já sinto um certo alívio. Obrigada por ser um homem bom.Só para dar esse testemunho mesmo.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite tenho uma lhasa ela deu cria a 5 filhotes hj eles estão com 19 dias e estou muito preocupada não durmo a noite direito pq 4 nascerão c problemas que não sei dizer o que é eles estão muito pequenos pois mamam e soltam pelo nariz e boca e eles choram muito a noite e tem crises respiratória e chegam a parar de respirar e ficam moles como se estivessem mortos �� fico desesperada pois não tive condições de levados ao veterinário não está mamando pq vejo q sofrem qdo mamam ...sofro muito em ve-Los assim é amanhã vou passar eles c a veterinária para ver qual será sua orientação. ..alguém poderia me ajudar com alguma orientação? ??

    ResponderExcluir
  33. Boa noite tenho uma lhasa ela deu cria a 5 filhotes hj eles estão com 19 dias e estou muito preocupada não durmo a noite direito pq 4 nascerão c problemas que não sei dizer o que é eles estão muito pequenos pois mamam e soltam pelo nariz e boca e eles choram muito a noite e tem crises respiratória e chegam a parar de respirar e ficam moles como se estivessem mortos �� fico desesperada pois não tive condições de levados ao veterinário não está mamando pq vejo q sofrem qdo mamam ...sofro muito em ve-Los assim é amanhã vou passar eles c a veterinária para ver qual será sua orientação. ..alguém poderia me ajudar com alguma orientação? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom-dia, a senhora conseguiu levá-los para avaliação com a médica veterinária? Pode ser um problema chamado fenda palatina. Eles realmente precisam de ajuda.

      Quando a sua lhasa se recuperar do parto, por favor providencie a castração dela.

      Excluir
  34. DR.Rafael, onde é a clinica? Por gentileza me informe,,meu tel 995931663

    ResponderExcluir
  35. Dr. Rafael meu nome é Elza, tenho uma shitzu com 2 meses e estou muito preocupada pois ela esta fazendo um som estranho parece de um porquinho, começou ja faz alguns dias. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  36. Tenho um shih tzu de dois meses e meio, ele sempre quando acorda parece que engasga e respira, dura alguns segundos. Só acontece logo que acorda. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  37. Ola dr Rafael temos um Shihtzu com 3 e meio e desde que pegamos com 45 dias sofre com respiração ja 3 veterinárias o viram e falaram ser a causa que tem as narinas muito fechadas.Ele é bem ativo ,se alimenta super bem mas agora faz muito barulho para respirar tanto de dia e a noite ao dormir ,puxa muito ar do pulmao mesmo com a boca abertinha.Sera que pode estar com algum problema no pulmão por conta disso?

    ResponderExcluir
  38. Ola tenho dois BBS Shitzus com 2 meses eles são espertos brincalhões mas estou preocupada, pois quando eles respiram fazem muito barulho,chia de mais,parece que respiram pela boca as narinas deles são muito pequenas.

    ResponderExcluir
  39. Ola tenho dois BBS Shitzus com 2 meses eles são espertos brincalhões mas estou preocupada, pois quando eles respiram fazem muito barulho,chia de mais,parece que respiram pela boca as narinas deles são muito pequenas.

    ResponderExcluir
  40. Olá Dr. eu tenho uma shitszu de 2 meses que funga muito e tem todos os sintomas de estenose das narinas porém ele consegue dormir sem fungar e roncar... então levei ela na primeira vacina e logo já questionei o veterinário ele me disse que se ela não melhorar até o quarto mês provavelmente é cirúrgico tb... mas ela só funga e respira pela boca quando brinca e corre.. vejo a dificuldade dela... mas pra mamar e dormir ela fica tranquila...
    Seria o caso de me preocupar logo ou aguardo o quarto mes pra ver se melhora?

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite Dr...
    Tenho.uma Pinsher de 9 anos e 7 meses,Se chama Mel...
    De uns dias para ca,ela apresentou uns espirros seguidos de algo do tipo coceira na garganta e faz um barulho estranho.Ja a levei no veterinário e ela fez um Eletro e exame de sangue,nada foi detectado,Mas o veterinário não soube dizer o q é.
    Ela acorda a noite com espirros e essa tosse,faço nebulizacao. .Já não sei o q fazer,estou desesperada!
    Estou gestante e passo noites em claro c ela.
    Pode ser alergia...
    Ps: O veterinário sugeriu ,angina...Ela tomou furosemida,Mas ele pediu para parar.
    Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho Shitzu de dois anos e meio, ele apresenta tosse e só melhora com antibióticos e último tratamento ele ficou com algo na boca que incomoda, fica com cabeça baixa ora lambendo a pata, ora lambendo o chao, já tomou gaviz e ainda continua.

    ResponderExcluir