quarta-feira, 25 de maio de 2011

ADENOMIOSE COM SEVERA INFLAMAÇÃO DO COLO UTERINO EM CADELA

As glândulas uterinas podem ocasionalmente proliferar e penetrarem no miométrio, uma condição conhecida como adenomiose.
Adenomiose em cães e gatos é rara e normalmente achada como lesão casual das alterações patológicas do útero, incluindo endometrite, piometra e hiperplasia endometrial cística.
Stocklin-Gautschi et al foram os primeiros a relatarem dois casos de adenomiose focal uterina que deram origem aos sinais clínicos que necessitavam de consulta veterinária.
O relato a seguir descreve um tipo diferente de adenomiose de colo uterino, que produziu sinais clínicos semelhantes a piometra.

Relato de caso:

Uma cadela de 13 anos de idade da raça Shiba Inu, pesando 5,9kg foi apresentada com anorexia, vômitos, polidipsia, poliúria e corrimento vaginal purulento que iniciou há 3 dias antes da consulta.
Ela pariu um filhote quando tinha um ano de idade e tinha tido ciclos estrais regulares de duração normal até seis meses antes da presente consulta, quando ela apresentou corrimento vaginal sanguinolento que durou aproximadamente três meses.
A cadela não foi acasalada nesses últimos seis meses e nem tratada com hormônios para interromper o ciclo estral.
O hemograma revelou discreta leucopenia, glicose, AST, ALT e bilirrubina total estavam dentro da faixa de normalidade, porém as taxas de creatinina e uréia estavam elevadas.
Na citologia da secreção vaginal foram encontrados neutrófilos degenerados, células epiteliais de várias formas e tamanhos e muitos bacilos gram positivos.
Na ultrassonografia ventro dorsal, nenhuma imagem nítida dos cornos uterinos contendo líquido foi obtida, mas cranial a bexiga, uma massa heterogênea bem delimitada (2-3cm de diâmetro) com baixa ecogenicidade estava presente.
Já que o corpo uterino estava com uma lesão, foi realizada a ovariosalpingohisterectomia (castração).
Embora os cornos uterinos não estivessem aumentados de volume, o colo uterino estava espessado e firme (21mm de diâmetro).
No lúmen uterino não havia secreção purulenta, mas uma grande parte do endométrio estava coberta por sangue coagulado.
O colo uterino continha muco purulento e vários cistos com pús foram encontrados no miométrio. O muco foi coletado para exames de cultura e antibiograma.
Os ovários possuiam poucos corpos lúteos e muitos cistos foliculares de diferentes tamanhos. O terço médio dos cornos uterinos e parte do colo uterino foram para análise histopatológica.
A bactéria isolada do muco purulento foi a Escherichia coli e esta era sensível a amoxicilina, enrofloxacina e sulfa-trimethoprim, sendo resistente a eritromicina.
A paciente se recuperou no pós operatório e todos os sinais clínicos cessaram.
O exame histopatológico encontrou hiperplasia endometrial cística com discreta endometrite nos cornos uterinos. O colo uterino continha vários cistos de diferentes tamanhos com hiperplasia de sua camada muscular. Estes cistos estavam rodeados por uma camada de epitélio escamoso, estratificado e parcialmente queratinizado. O lúmen dos cistos continha muitos neutrófilos e poucas células epiteliais queratinizadas.
O diagnóstico foi de adenomiose com severa inflamação do colo uterino.

FONTE: Can Vet J Volume 46, April 2005

OBS: O AUTOR CITA QUE NA CITOLOGIA DA SECREÇÃO VAGINAL FORAM ENCONTRADOS BACILOS GRAM POSITIVOS E POSTERIORMENTE NO CULTIVO BACTERIANO, FOI IDENTIFICADA A Escherichia coli, QUE É UMA BACTÉRIA GRAM NEGATIVA...SERÁ QUE HAVIAM DUAS POPULAÇÕES BACTERIANAS?? UMA NO MIOMÉTRIO (E.coli) E OUTRA NA PARTE EXTERNA DA VAGINA???

OBS2: 5.9KG PARA UMA SHIBA INU DE 13 ANOS??? SEI NÃO...ACHO QUE A REVISÃO DO TEXTO NO CANADIAN VETERINARY JOURNAL COMEU MOSCA.

EXEMPLAR DA RAÇA SHIBA INU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário